28 julho 2008

Enquanto isso, na Sala da Justiça

No desenho dos Superamigos (tem hífen?) e no Seriado de TV dos anos 60/70 o Batman tinha o cinto de utilidades. Tinha também o Robin, um ítem de inutilidade. Qual super-herói precisaria de um moleque importunando e fazendo perguntas imbecis? Só mesmo o Batman. Um super-herói sem super poderes. Imaginem o Superman tendo que carregar um adolescente em seus vôos? Impossível. O Homem Aranha sempre teve suas andanças entre as paredes de edifícios, passeios sem rumo em que ficava divagando sobre a vida. Um lance solitário e extremamente propício a uma procura por respostas de uma crise existencial. Uma super crise existencial, diga-se. Agora imaginem ele com um pré-adolescente atrás dizendo: "Santa depressão, Aranha!". Ainda não assisti ao Cavaleiro das Trevas. Sei que não há Robin e nem haveria possibilidade do perturbado Batman andar por aí com o apêndice de sunga verde. Mas no desenho dos Super-Amigos (é sem hífen?) dava pra ter o Robin. O Batman ali não era perturbado. Era um tiozão. O desenho dos Super-Amigos era muito surreal. E era bom pra caramba. Eu listei alguns absurdos maravilhosos do desenho:
- O Tempestade dava em cima da Mulher Maravilha
- Pior, o Darkside também era afinzão da Mulher Maravilha, no melhor estilo os 'brutos também amam'
- O avião da Mulher Maravilha era invisível. Mas ela não ficava invisível. Dava pra vê-la voando por aí sentada dirigindo uma linha branca em forma de avião
- O Mitsuplic era o meu vilão favorito. Era um velhinho que vivia em outra dimensão e que quando aparecia, só voltava pra lá se lesse o próprio nome ao contrário. Algo como Clipustim. O fato é que nos episódios sempre aparecia outra palavra e mesmo assim ele desaparecia. Alguma coisa mal feita, ou mal explicada. Mas por isso mesmo era muito legal (Depois eu conto sobre o dia em que vi o Mitsuplic em carne e osso em uma palestra sobre teosofia em Brasília).
- Entre os Super-heróis havia espaço para todas as minorias. A Sala da Justiça era como se fosse a ONU. Além do Robin e sua masculinidade, tinha também o Vulcão Negro - com um tipo de negão do Harlem -, o japa Samurai e um indião, o Chefe Apache - um que ficava gigante.
- O seriado sempre acabava em risadas coletivas.
- E, pra mim, o tópico mais absurdo. Apesar de ter super-heróis como Batman, Superman, Aquaman, quem realmente salvava o dia eram os super-gêmeos Zan, Zaina e o macaco azul Gleek. Vai entender!
Alguém mais lembra de outros detalhes da Liga da Justiça?