01 maio 2010

Estação ciclotímica: Lô Borges, Milton Nascimento - Trem de doido

Antes quando a gente manejava discos de vinil, eu mantinha uma tentativa racional de organizar meus bolachões por alguma ordem. Estilos musicais, artistas, épocas. Na hora de ouvir tudo seguia mais ou menos uma ordem, dependia do clima do dia, do momento, do ânimo, do gosto. A audição era mais harmônica. Hoje, com mp3, Ipod, eu até tento carregar artistas que tenham semelhança. Mas, às vezes, a coisa vai de um extremo ao outro: de Cowboy Junkies a Cult of Luna, ou de Slayer a Elton Medeiros. Mas tudo bem. É tudo música. E realmente eu não sei o que seria da nosso existência nesse lugar sem música.

A 'Estação ciclotímica' aqui no 'O Trem de doido' é isso. Uma bipolaridade musical do cão.

Vou começar com a própria "Trem de doido". Não é uma homenagem ao blog não. É uma reverência ao povo do Clube da Esquina mesmo. Em uma terra tatuada de baticulê, tropicalismos, ginga e uma felicidade pra gringo ver, o Clube da Esquina consegue estar acima de qualquer referência geográfica tupiniquim e ao mesmo tempo ser completamente local: um micro ponto do Google Maps, uma esquina em Belo Horizonte, Minas Gerais. É música mineira tão mineira feito um pão-de-queijo. A música daquela turma lá está acima de conceitos, sacações, explicações. Isso é o que eu acho mais legal. Ou você já viu alguém da turma do Clube da Esquina divagando e teorizando sobre o que fazem - qualquer semelhança com Caetano Veloso não é mera coincidência.

A música em questão representa bem o que falo. 'Trem de doido', que está no Clube da Esquina 1, tem um solo com uma distorção no início que nunca ouvi em lugar nenhum. A guitarra solo nessa música é do Beto Guedes. A sonoridade é linda, a condução é única. Reparem nisso.

Reparem também nas linhas de baixo. Sabe quem toca esse baixo? Toninho Horta. Isso mesmo. É pra esnobar, né? A linha que construiu é digna de um grande guitarrista feito ele, é linda. Das vozes e da melodia da música não tem muito o que falar. Só ouvir. A letra é do Márcio Borges, aquelas loucuras dele. Uma letra linda:

"...é hora de você achar o trem e não sentir pavor dos ratos soltos na casa, sua casa"

Ah, já ia me esquecendo, o órgão é tocado pelo Wagner Tiso.

Enfim, você pode ouvir essa música várias vezes, em cada uma delas vai ser diferente. Vai descobrir algo. Alguma coisa vai te cutucar lá dentro dos tímpanos chamando atenção.



Clube da Esquina - Trem De Doido by Pablo Alcântara

Posted via email from O trem de doido - Estação ciclotímica